quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Turismo literário


O Turismo literário é uma modalidade de turismo cultural que se desenvolve em lugares relacionados com os acontecimentos dos textos de ficção ou com as vidas de seus autores. Isto poderia incluir seguir a rota de uma personagem de ficção em uma novela, visitar os palcos em que se ambienta uma história ou percorrer os lugares vinculados à biografia de um novelista.
Aos turistas literários interessam-lhes os lugares que têm inspirado um texto, bem como os lugares criados pelos textos literários. Para ser um turista literário só são necessárias uma obra de ficção e uma mente inquisitiva. Existem guias literários, mapas literários, e viagens organizadas que podem resultar de utilidade.
Além de visitar os lugares relacionados com a obra e o autor, os turistas literários com freqüência participam no chamado turismo de livraria, visitando as livrarias locais em procura de livros relacionados tanto com o lugar que se visita como com outras obras e autores da região.
Melhores cidades do mundo para o turismo literário segundo levantamento divulgado pela agência Reuters. Entre parênteses, grandes escritores ligados a cada uma delas.
1 – Londres, Inglaterra (John Keats)
2 – Stratford-upon-Avon, Inglaterra (William Shakespeare)
3 – Edimburgo, Escócia (Arthu Conan Doyle)
4 – Dublin, Irlanda (James Joyce)
5 – Nova Iorque, Estados Unidos (Arthur Miller)
6 – Concord, Estados Unidos (Louise May Alcott)
7 – Paris, França (Victor Hugo)
8 – San Francisco, Estados Unidos (Allen Ginsberg)
9 – Roma, Itália (Virgílio)
10 – São Petersburgo, Rússia (Fiódor Dostoiévski)


Dublin, cidade literária
A nomeação de Dublin como Cidade Literária pela Unesco, no final de junho, só veio confirmar a vocação da cidade como destino para os aficionados por literatura. E o website lançado em função do título auxilia o turista que busca atrações literárias na cidade. Não que seja difícil encontrá-las _da estátua de Oscar Wilde, sobre uma pedra na Marrion square, até placas de patrimônio indicando que em tal casa viveu algum grande nome das letras, é difícil passear por Dublin e ignorar sua herança literária.
E tal herança não é pequena _ na cidade nasceram três prêmios Nobel de literatura _William Butler Yeats (1865-1939), Samuel Beckett (1906-1989) e George Bernard Shaw (1856-1950)_, além de nomes de peso como o próprio Wilde (1854-1900), Jonathan Swift (1667-1745) e James Joyce (1882-1941), talvez o nome literário mais ligado à capital irlandesa, que festeja sua obra mais famosa, "Ulisses", anualmente, no dia 16 de junho. A comemoração se repete na mesma data em vários países, incluindo o Brasil.
Paras preparar seu tour literário em Dublin, comece pelo site do órgão oficial de turismo da cidade que elenca atrações ligadas ao mundo literário, como o museu de James Joyce e o Museu dos Escritores e tours dedicados ao assunto. A Biblioteca Nacional da Irlanda abriga, desde 2006, uma exposição sobre a vida e a obra de Yeats, imperdível para fãs do poeta. Se você não pode ir a Dublin, mas é fã de Yeats, aproveite a versão virtual da exposição no site da biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário